top of page
Image by Annie Spratt
  • Foto do escritorRita Stano

Dia de Comenda

Quero agradecer esta Comenda, para mim, um gesto bonito e afetuoso do Coletivo. Andressa, Bruno e Hernane. Políticos que tanto me orgulham e me despertam esperança. Porque, como professora, vejo em vocês o que a Educação pode realizar em termos de processo de humanização, pelos caminhos da ética e da criticidade, tão necessários em tempos confusos.

Também, aproveito para agradecer os alunos e alunas que tive e que me permitiram acompanhar seu crescimento como profissionais diversos e, principalmente, como profissionais da Educação. Vocês me permitiram ser professora.

Agradeço os professores e professoras que tive e os colegas de profissão, importantes nesta caminhada. Me ajudaram a me abrir para o mundo e para nele me caber.

E, agradeço minha família por ter sido o cais necessário para tantos embarques e desembarques.

Esta premiação é menos sobre o que realizamos e mais sobre a importância de cada um e cada uma, buscar e lutar pelo seu lugar no mundo para torna-lo melhor para todes. E ainda há muito espaço a ser conquistado e ocupado. Nós, mulheres, não somos resultados de uma fraquejada. Somos o que queremos ser e exigiremos, sempre, respeito.

A Educação, como processo de gentificação,  quando assumida profissionalmente, traduz a nossa aposta no ser humano e nas suas melhores maneiras de fazer de nosso habitar, um lugar de solidariedade, de justiça, de igualdade e de paz. Afinal, como dizia Paulo Freire, somos seres inconclusos e, buscar nos aproximar desta conclusão, será sempre uma utopia necessária.

Sonhos? Que sejam grandes! De viver num mundo melhor, mais solidário, menos injusto. Um mundo onde todos e todas possam caber, dignamente. E o sonho, que é luta, de professores e professoras sendo respeitados e valorizados, trabalhando para uma verdadeira Educação Libertadora, que nos emancipe da desinformação, dos preconceitos, da arrogância, da injustiça e da desigualdade. Coragem, mulheres! Ainda há muito o que ser conquistado! Como Drummond poetizou, vamos de mãos dadas, sempre.

Obrigada.

 


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page